TRADIÇÕES


Há várias tradições seguidas em nosso povoado, alguns exemplos são: “Semana Santa e o Sábado de Aleluia, o São João, o dia de São Pedro, o dia de Reis.

Dia dos Reis.

O dia dos reis é comemorado no dia 6 de janeiro com o reisado. O reisado é uma dança dramática popular que se festeja a véspera e o dia de reis.
Na véspera várias pessoas saem cantando e dançando o reisado por várias casas, e pedem permissão ao dono para entrarem, se a resposta for positiva todos entram e e fazem uma festa rápida, cantando e dançando.
Quando termina o ritual o dono da casa doa dinheiro ou alimento para a festa no dia de reis. Isso é feito pela noite, e dependendo da quantidade de casas as pessoas começam uma semana antes, durando até o dia da festa dos Santos Reis.

Semana Santa

A semana santa aqui é seguida por alguns devotos com jejum, outros não comem carne vermelha, tradição seguida em todo o Brasil.
Antigamente a criançada pegava cabaças e faziam buracos para simular um rosto e no centro da cabaça uma vela acesa, ou colocavam um lençol branco e perturbava pela noite quem passasse, pois os mais velhos diziam que na semana santa aparições surgiam em toda a parte.
Existe superstições ditas pelos mais velhos que na semana santa não poderia executar qualquer tipo de trabalho, e muito menos cortar lenha nem arvores, pois sangue brotariam de seus cortes.

O DIA DO JUDAS (Sábado de Aleluia)


Depois da Semana Santa é o dia de Sábado de Aleluia, conhecido como o dia de queimar o Judas.

As pessoas se reúnem para fazer um boneco do tamanho de uma pessoa, para simbolizar os Judas. Os detalhes são tão bem feitos, que o boneco é confundido com uma pessoa, mas não para por ai, depois de feito o Judas tem que ser apresentado. Uma pessoa se encarrega de levar o Judas em cima de um jegue, enquanto o restante segue atrás da passeata de casa em casa. Já outros se encarregam de fazer a fogueira e o famoso testamento.
     O testamento fala de quase todos que estarão presente na hora de queimar o Judas, suas frases contém rimas e piadas para a diversão do público. Depois de tudo pronto o testamento é lido enquanto o Judas fica amarrado em uma madeira que o deixe em pé por cima da fogueira, ao terminar coloca se fogo na fogueira e todos assistem ao espetáculo.


     O SÃO JOÃO E O DIA DE SÃO PEDRO


O São João é comemorado dia 23 de junho, cada família faz sua fogueira podendo ser a "fogueira normal" ou a "fogueira em pé". A fogueira normal é mais  simples de se fazer por ser composta apenas de lenha empilhada, sendo a opção de quase todo mundo. A fogueira em pé é menos frequente, por precisar de uma árvore com bastante galhos e tronco longo, sendo cortada e posta em pé num buraco no chão, onde é empilhado a lenha que mais tarde irar queimar o tronco da árvore e derruba-lá. Nos galhos da árvore são amarrados vários tipos de frutas, doces, bebidas e até dinheiro.  Chegado à festa os donos servem quentão, pipoca, canjica e milho verde cozido. Passado algumas horas, os próprios donos da festa colocam fogo na fogueira, e todos vão para perto da fogueira para tentar pegar algo.
As quadrilhas não são muito populares por aqui, mas nas escolas os professores abordam esta dança típica, assim resgatando a tradição que se perde pouco a pouco a cada ano.
O dia de São Pedro é comemorado dia 29 de junho, no entanto só acendem fogueira apenas os viúvos e viúvas, podendo optar pela fogueira em pé ou a fogueira normal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário